O delegado político distrital da Renamo em Murrupula, província de Nampula, Mário Joaquim, entregou-se esta segunda-feira ao partido Frelimo, em Nampula, durante o momento da campanha eleitoral liderado pelo cabeça-de-lista e candidato a governador desta formação política na região, Eduardo Abdula, carinhosamente conhecido como “Tio Salim”.
Além dele, também se entregaram, na mesma ocasião, a esposa e o secretário de mobilização a nível do partido. O acto aconteceu na localidade de Mulhaniua, posto administrativo de Nihessiue, no distrito de Murrupula, durante um comício popular presidido por “Tio Salim”. No evento, o dissidente explicou que foi humilhado no partido, apesar de ter trabalhado intensamente por 25 anos.
“Fui espancado e a minha casa, que construí com o meu próprio dinheiro, foi destruída sem motivo algum. Senti muito. Perdi forças devido ao espancamento. Então, pensei que não valia a pena continuar neste partido, porque não presta. Aliás, se prestasse, teria sentido pena de mim. Trabalhei muito, desde a Assembleia da República até ao nível provincial, esquecendo que o meu partido tinha o maior número de assentos, mas sem ter beneficiado das regalias”, contou Joaquim.
Ele mencionou que, na época em que trabalhava como delegado, a Renamo era forte. “Quero informar aqueles que têm medo de seguir para que eu já me entreguei aqui ao partido Frelimo. Medo ou não, estou aqui. Então, aqueles que me seguiam podem acompanhar-me. Se a Frelimo não nos ajudar, iremos sentar, porque a Renamo não me quer, alegando que não sou militar, mas sim uma simples população”, disse convicto.
A esposa, Iselda Samuel, confirmou o sofrimento que o seu marido passou. “O meu marido foi muito humilhado pela Renamo. Por isso, decidimos entregar-nos à Frelimo”, afirmou Samuel.
Por sua vez, “Tio Salim” enalteceu a coragem do delegado e garantiu que a Frelimo o recebeu com muito agrado e que será respeitado, recebendo tratamento igual a todos os militantes. “Devo dizer-lhe: bem-vindo à Frelimo, pois foi uma escolha inteligente e sábia”, elogiou Tio Salim.
Dados oficiais indicam que o antigo delegado da Renamo no distrito de Murrupula ingressou nesta formação política no dia 15 de Março de 1994.