Nacala-à-Velha contabiliza estragos do “JUDE”

Nacala-à-Velha contabiliza estragos do “JUDE”

As chuvas que se fizeram sentir desde o final de semana, na província de Nampula, na sequência da depressão tropical JUDE, destruíram, até ao momento, 29 salas de aula em Nacala-à-Velha, além de condicionarem o tráfego na R203, que liga este distrito ao vizinho de Memba.

A administradora do distrito de Nacala-à-Velha, Maria Noventa, que falava em entrevista ao nosso jornal esta terça-feira, não avançou os dados dos alunos afectados pelo desabamento das escolas, mas assegurou que, assim que o trabalho de levantamento e avaliação dos estragos estiver concluído, os dados seriam partilhados.

Para além das escolas, a administradora deu a conhecer que, igualmente, o centro de saúde local foi parcialmente afectado, assim como 1.700 casas, pertencentes à população, 580 das quais totalmente destruídas.

“Não temos corrente eléctrica, porque 58 postos de transporte de energia tombaram devido às chuvas e ventos fortes”, disse Noventa.

Sobre a interrupção da comunicação rodoviária entre os distritos de Nacala-à-Velha e Memba, Noventa referiu que a situação decorre do facto de as águas do rio Nachiropa terem tornado intransitável o desvio que tinha sido feito, enquanto decorriam as obras de reabilitação da ponte sobre aquele curso de água.

“Tínhamos um outro desvio alternativo, que passa pelo posto administrativo de Mueria, mas infelizmente este também está intransitável”, disse Noventa.

Face à situação, a única saída, segundo a administradora, é esperar que o nível das águas baixe, para que o tráfego seja retomado.