O Presidente Municipal da cidade de Nampula, Luís Chiquira, realizou na última segunda-feira visitas a diversos locais de acolhimento transitório das vítimas da depressão tropical JUDE, que afectou a província recentemente.
Trata-se dos centros de acolhimento do Piloto, Terrene e Jardim, localizados nos postos de Muatala, Natikiri e Namicopo, respectivamente.
Nestes locais, onde se encontram alojadas as pessoas que perderam as suas residências, o município apoiou as famílias com produtos alimentares, como arroz, farinha de milho e óleo alimentar.
Na ocasião, Luís Chiquira afirmou que a actividade realizada ontem teve como objectivo a recolha de informações sobre os efeitos da passagem da depressão tropical JUDE na região.
“Como podem observar, desde a manhã de hoje, estamos a visitar os nossos munícipes, com o intuito de perceber de perto os danos causados pela depressão tropical JUDE na cidade de Nampula. Disponibilizamos uma quantidade de óleo alimentar, 200 embalagens de açúcar, bem como 200 sacos de arroz e farinha de milho. Sabemos que não é suficiente, mas será útil para que as pessoas possam se alimentar enquanto procuramos estratégias para a reconstrução das suas residências”, disse.
Ainda ontem, o presidente do conselho municipal de Nampula visitou algumas vias de acesso, cujo trânsito foi condicionado pelas chuvas. Sobre a circulação em algumas estradas da chamada capital do norte, Luís Chiquira afirmou que a reabilitação das mesmas será realizada após o término da época chuvosa.
“Hoje, também visitamos algumas vias de acesso e constatamos a necessidade urgente de intervirmos para melhorar a acessibilidade na nossa cidade. Assim que a época chuvosa terminar, a nossa equipa irá ao terreno para melhorar a transitabilidade das vias que foram afectadas pelo fenómeno em vários pontos”, afirmou.
De acordo com os dados preliminares partilhados pelo presidente do conselho municipal, Luís Chiquira, a depressão tropical JUDE afectou cerca de 400 pessoas na cidade de Nampula.
“Em breve, vamos reunir com o governo do distrito de Nampula para avaliar os danos causados pela depressão JUDE na nossa cidade. No entanto, os dados preliminares indicam que cerca de 400 pessoas foram afectadas”, concluiu o presidente.
