UniLúrio conta com novo reitor

UniLúrio conta com novo reitor

A Universidade Lúrio (UniLúrio) conta, desde esta terça-feira, com um novo reitor. Trata-se de Eusébio Victor Macete, que sucede no cargo a Leda Hugo, após cinco anos à frente daquela instituição de ensino superior.

A nomeação de Macete consta de um despacho presidencial datado de 07 de Outubro, divulgado nesta terça-feira, através do qual o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, designou igualmente outros dirigentes para diferentes instituições de ensino superior do país.

Com esta nomeação, acredita-se que chega ao fim um período de instabilidade administrativa e académica que vinha marcando a vida da UniLúrio nos últimos tempos, caracterizado por reclamações constantes dos estudantes devido à falta de estágios, atrasos na marcação de exames e problemas na gestão interna.

Durante o mandato de Leda Hugo, as queixas estudantis intensificaram-se, com vários grupos de alunos a exigirem publicamente a sua demissão, alegando falta de diálogo e ausência de soluções concretas para os problemas que afectavam o funcionamento regular da instituição.

Com a chegada de Eusébio Victor Macete, há uma expectativa renovada entre estudantes e docentes, que esperam ver restaurada a credibilidade e o prestígio que outrora fizeram da UniLúrio uma das universidades de referência no país.

Alguns estudantes ouvidos pelo nosso jornal manifestaram satisfação e esperança com a mudança.

“Queremos que o novo reitor devolva a dignidade e o prestígio à UniLúrio. Sofremos muito com a antiga direcção e agora esperamos mudanças reais”, disse Alfredo Cebola, estudante do curso de Medicina Geral que afirma não conhecer o novo reitor, mas que esta confiante na sua liderança.

Alguns docentes partilham da mesma opinião e defendem que a nova liderança deve apostar na valorização dos professores, melhoria das infraestruturas e digitalização dos serviços administrativos, de modo a responder às exigências actuais do ensino superior.

Entretanto, Eusébio Victor Macete e os restantes nomeados, deverão tomar posse esta quarta-feira, num acto a ter lugar na Presidência da República.