Formadores do IICN em greve por salários e horas extra em atraso

Formadores do IICN em greve por salários e horas extra em atraso

As aulas no Instituto Industrial e Comercial de Nampula (IICN) foram suspensas esta quarta-feira, após os formadores decidirem paralisar as actividades em protesto contra o atraso no pagamento de salários e horas extraordinárias.

De acordo com um dos docentes, que preferiu o anonimato, a dívida relativa às horas extras remonta a 2019 e, apesar das sucessivas promessas, permanece por regularizar. “Na semana passada foi-nos dito que o pagamento seria feito, mas até agora nada aconteceu. Por isso, decidimos parar”, explicou.

Os formadores alegam ainda que a greve visa pressionar as autoridades competentes a cumprirem os compromissos assumidos, nomeadamente após declarações do Presidente da República que garantiam a regularização destes pagamentos.

Alguns alunos ouvidos pelo Wamphula-Fax mostram-se preocupados com o impacto da paralisação no ano lectivo. “Estamos a perder aulas e não sabemos até quando isto vai durar”, comentou um formando do curso de Electricidade.

Contactada a direcção do instituto, não foi possível obter uma reacção. A secretária informou que o director encontrava-se reunido no momento.