A Universidade Lúrio (UniLúrio), instituição de ensino superior sediada na cidade de Nampula, decidiu suspender, temporariamente, a realização dos exames de admissão para os candidatos das províncias de Maputo e Gaza, devido às cheias e inundações que afectam aquelas regiões do sul do país.
A UniLúrio diz que a medida visa evitar a exclusão dos candidatos dessas províncias no processo de acesso à instituição, garantindo igualdade de oportunidades, transparência e justiça no concurso de admissão, até que as condições climatéricas apresentem melhorias.
Dados divulgados pela instituição indicam que, para o ano académico de 2026, cerca de três mil candidatos concorrem a 690 vagas disponíveis na Universidade Lúrio.
O chefe do Departamento de Admissão da UniLúrio, Higino Fábrica, que falava esta segunda-feira, em conferência de imprensa, afirmou que a instituição está a acompanhar com atenção a situação de emergência provocada pelas inundações no sul do país.
“Expressamos a nossa solidariedade a todos os afectados. Face a esta situação, e para garantir igualdade de oportunidades, transparência e justiça no processo de admissões, decidimos adiar a realização dos exames nos júris de Maputo e Xai-Xai”, afirmou.
O responsável manifestou ainda a expectativa de que os candidatos das províncias afectadas possam retomar, brevemente, a normalidade.
Relativamente às restantes províncias — nomeadamente Nampula, Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Manica, Sofala, Tete e Inhambane — os exames de admissão vão decorrer conforme o calendário previamente estabelecido.
Na ocasião, Higino Fábrica apelou aos candidatos para evitarem práticas fraudulentas, sublinhando que a UniLúrio irá reforçar os mecanismos de controlo para combater este tipo de actos, que prejudicam o ensino superior.
A Universidade Lúrio ministra cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas de Ciências da Saúde (Medicina, Medicina Dentária e Farmácia), Engenharia (Informática e Civil), Arquitectura e Planeamento Físico, Ciências Naturais (Ciências Biológicas), Ciências Sociais e Humanas (Relações Internacionais e Turismo) e Negócios (Contabilidade e Economia).
