Pelo menos 500 famílias, por sinal clientes da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), residentes na unidade comunal Josina Machel, no bairro de Murrapaiua, em Nampula, dizem estar agastadas com aquela empresa pública, supostamente, por ela não estar a dar um atendimento merecido àquele grupo, no que concerne a melhoria da rede eléctrica naquele bairro.
Segundo soubemos, passam mais de três anos que aqueles residentes procuram um atendimento naquela empresa, que têm por direito, mas sem sucesso, e o mais agravante é que a fraca qualidade de energia no bairro tem originado a destruição de electrodomésticos, que a empresa nunca assumiu as consequências.
“O que nos preocupa é que quando se regista uma avaria ou um curto circuito e ligamos para a EDM, com vista a fazer manutenção, a mesma não aparece. Nós estamos cansados. Estamos a pensar deixar de ser clientes registados da EDM e passarmos a usar a energia clandestinamente”, ameaçou um dos moradores, Faque Paciano.
Refira-se que, os moradores endereçaram dois pedidos formais à EDM, para a melhoria da rede eléctrica naquele bairro, em 2020 e 2021, ambos tiveram parecer favorável por parte do director da empresa, mas até então nada feito.
Aliás, em Julho do ano passado, o director da EDM em Nampula, Eduardo Pinto, teria prometido a manutenção da rede eléctrica naquele bairro, com objectivo de melhorar a corrente eléctrica que é abastecida nas casas.
Todavia, para confrontarmos os dados sobre esta matéria em especifico, estamos há um mês, que estamos a tentar falar com ele e até o fecho dessa edição, sem avançar motivos, ele alega não ter tempo para falar sobre o assunto.