Os clientes da Electricidade de Moçambique (EDM), em Nacala-Porto, na província de Nampula, queixam-se de estar a somar prejuízos com a avaria dos seus equipamentos e electrodomésticos, devido a má qualidade e oscilações constantes de energia eléctrica, naquela região.
Segundo alguns moradores entrevistados pela nossa reportagem, em média, durante um dia, registam-se pelos menos 10 oscilações, o que é muito preocupante, por isso, pedem quem de direito para intervir para a solução do problema, que já se arrasta faz tempo.
Muajuma Saíde disse que, por conta dessa situação, o seu televisor avariou na semana passada, para além de Jorge Mamudo, que viu a sua geleira avariar, por conta de duas oscilações consecutivas de energia eléctrica no mesmo dia.
Os nossos interlocutores dizem que já tentaram informar o sucedido a empresa EDM, mas não tiveram resposta satisfatória. E acabaram se conformando com o problema.
Por seu turno, Abdul Fernando, de 41 anos de idade, denunciou actos de burla e de extorsão protagonizados pelos técnicos da Piquete, quando estes são solicitados para intervir numa situação de avaria.
E por causa disso, alguns clientes da EDM recorrem os préstimos dos electricistas informais, ou seja, que não têm vínculo com aquela instituição.
A nossa Reportagem tentou, sem sucesso, confrontar o assunto com o director da EDM, área de serviço ao cliente de Nacala, Ludovino Beleza, o qual recusou a prestar qualquer declaração à imprensa, alegadamente, porque não tem a autorização da direcção central da sua empresa.
