A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, através do Departamento da Polícia de Trânsito (PT), vai, brevemente, desencadear campanhas de sensibilização dos munícipes sobre a importância de uso das passadeiras existentes na estrada, para a prevenção dos acidentes de viação.
Para a PT, na cidade de Nampula, muitos pedestres não usam as passadeiras, durante a travessia das ruas e avenidas, optando pelo uso das faixas de rodagem, mesmo reconhecendo o perigo daí decorre.
O responsável da PT, no Comando Provincial da PRM, Egídio Pedro, fez saber que em quase todas as ruas e avenidas da cidade capital existem passadeiras, demarcadas para o uso de peões, com vista à prevenção de casos de atropelamento.
“O condutor quando chega as passadeiras respeita o peão, mas alguns destes peões não têm o conhecimento da importância destes sinais de trânsito”, lamentou Pedro.
Não avançou dados estatísticos dos casos de atropelamento ou as formas de sinistralidade rodoviária, decorrente da falta de uso das passadeiras, por parte dos peões, porém destacou que as campanhas de sensibilização sobre a importância de uso daqueles sinais de trânsito, serão feitas junto de locais de maior concentração de pessoas, nomeadamente, como mercados, escolas, locais de culto, entre outros.
