Enquanto a Renamo, partido gestor da autarquia da Cidade de Nampula, está ocupada em actos políticos, sobretudo a marchar para reivindicar os resultados eleitorais, anunciadas há dias pela Comissão Distrital de Eleições, que declaram a Frelimo como vencedora das últimas eleições, o lixo está a ocupar o seu espaço e já obstruí a livre circulação dos munícipes.
Segundo soube a nossa reportagem, a actividade de recolha de lixo na cidade de Nampula foi paralisada na semana do término da campanha eleitoral, que culminou com as eleições de 11 de Outubro, uma situação que está a preocupar os munícipes que dizem não fazer muito sentido, tudo parar por causa de actos políticos.
Desta feita, os munícipes pedem ao governo municipal, ainda no poder, a procurar resolver a situação o mais urgente possível, pois a proliferação do lixo ao nível dos bairros desta urbe está sendo assustadora e atingiu o seu extremo.
“Desde que terminou a campanha eleitoral, até hoje, o município deixou de fazer a recolha do lixo. Aqui cheira muito mal e já não se senta fora do quintal. Não sei quando é que o processo vai reiniciar” – lamentou Jamal Abacar, munícipe residente em Nampula.
Já Aiuba Anselmo, agente da carteira móvel que exerce as suas actividades próximo de um depósito de lixo, contou que o cheiro do lixo é tão forte, e se não abandona o seu posto é por não ter um outro local para exercer as suas actividades.
“Não há bom ambiente aqui. Espero que o vereador da salubridade junto do seu presidente do município, possa mandar os técnicos dessa área para virem recolher o lixo. Eles podem estar ocupados na revindicação dos resultados eleitorais, mas a vida não pode parar”, referiu Anselmo.
Por sua vez, Titos Mwikhoma, também munícipe, afirmou que a situação é triste e lamentável. “A cidade está suja. Na minha opinião, acho que isso acontece, porque o actual governo acredita que está no fim do seu mandato e está ignorando as suas obrigações” – anotou.
Ninguém do Conselho Municipal da cidade de Nampula se mostrou disponível a prestar declarações ou esclarecimentos sobre o assunto.
