Receita tributária ultrapassou 20 mil milhões Meticais em Nampula

Receita tributária ultrapassou 20 mil milhões Meticais em Nampula

A Autoridade Tributária (AT), delegação de Nampula, anunciou esta semana, quando ainda faltam alguns dias para o fim do ano, que colectou, até ao momento, 21.36 mil milhões de Meticais, dos 21.44 mil milhões de Meticais previstos para este 2023, o que representa um cumprimento de 99.58 por cento da meta planificada.

Estes dados foram partilhados pela delegada daquela instituição, Muanjuma Sualehe, que se mostrou optimista quanto ao alcance da meta, explicando que a receita colectada este ano representa um crescimento de 18 por cento em relação ao ano passado.

Na mesma ocasião, a responsável realçou que as receitas decorrentes da cobrança do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), no posto das Alfandegas de Nacala, sobre o comércio externo, atingiram os 5.64 mil milhões de Meticais.

“Isso fez com que as Alfândegas de Nacala cumprissem a sua meta na primeira semana de Novembro. Também importa referir que maximizamos a receita com outras actividades, como a intensificação da fiscalização das auditorias, o controle de certidões de quitação”, disse Sualehe.

Contudo, indicou que houve a necessidade de recorrer ao juízo de execuções fiscais, para cobrança coerciva de alguns impostos que haviam sido sonegados por alguns contribuintes, por meio de penhoras de bens, entre outras medidas.