Nampulenses aplaudem tapamento de buracos nas estradas urbanas

Nampulenses aplaudem tapamento de buracos nas estradas urbanas

Os munícipes da cidade de Nampula estão a enaltecer as recentes acções do Conselho Municipal de tapamento de buracos com asfalto, como parte dos esforços para melhorar a mobilidade urbana. No entanto, há apelos para que a edilidade priorize as ruas e avenidas mais críticas e com maior tráfego.

Por exemplo, Oscar João expressou a sua satisfação com o trabalho em andamento e disse: como munícipe, estou a acompanhar com agrado o trabalho de tapamento de buracos com alcatrão, realizado pelo conselho municipal, após a iniciativa anterior com areia vermelha ter sido rejeitada.”

 No entanto, Oscar destacou a necessidade de priorizar as principais vias que estão em estado crítico, como a rua dos Sem Medo, que vai do entroncamento com a das Flores até ao mercado do Matadouro.

Zito Assane compartilhou a opinião de João, acrescentando: “Acho que deveriam começar a reparar, por exemplo, a avenida Samora Machel, que está bastante danificada. Eu sei que vão chegar lá, mas deveriam ter considerado isso mais cedo.” Ele também pediu uma melhoria na consistência da qualidade do trabalho final.

Batalha José, outro munícipe entrevistado pela nossa reportagem, reconheceu o esforço dos funcionários municipais envolvidos no projecto, apesar dos desafios enfrentados devido à falta de equipamento.

O processo de tapamento de buracos com asfalto iniciou em 17 de Junho, substituindo uma experiência anterior com saibro que foi rapidamente desaprovada pelos munícipes. As obras começaram nas avenidas Forças Popular de Libertação de Moçambique e 25 de Setembro.

Inicialmente, o trabalho era feito apenas de dia, mas como forma de flexibilizar o processo o município teve a iniciativa de trabalhar durante a noite, hora em que não existe grande tráfego de pessoas e viaturas.

O investimento para esta acção foi de pouco mais de 1 milhão de meticais, e inclui a importação de 250 tambores de alcatrão.