Imala e Iuluti ligados à rede eléctrica em Nampula

Imala e Iuluti ligados à rede eléctrica em Nampula

As sedes dos postos administrativos de Imala, localizado no distrito de Muecate, e Iuluti, em Mogovolas, na província de Nampula, agora estão oficialmente conectadas à rede eléctrica nacional, beneficiando cerca de duas mil pessoas residentes nessas regiões.

Um comunicado de imprensa da Electricidade de Moçambique (EDM), recebido na nossa redação, informa que com a electrificação de Imala e Iuluti, 55 dos 70 postos administrativos de Nampula estão agora ligados à rede eléctrica nacional.

Para a electrificação de Imala, as obras envolveram a construção de 35 km de linha de média tensão a partir da sede do distrito de Muecate, além da instalação de 5 postos de transformação (PT) e 150 candeeiros de iluminação pública, entre outros trabalhos complementares.

Enquanto isso, para Iuluti, foram construídos 55 km de linha de média e baixa tensão, com a instalação de 8 postos de transformação e a montagem de 150 candeeiros de iluminação pública.

O investimento total para a efectivação desses projectos de electrificação foi pouco mais de 170 milhões de Meticais, provenientes do Orçamento Geral do Estado e da Espanha.

O comunicado de imprensa da EDM destaca o compromisso contínuo da empresa em fornecer energia eléctrica de qualidade, visando alcançar o acesso universal até 2030, uma iniciativa visa não só potenciar a industrialização do país, mas também melhorar significativamente as condições de bem-estar para todos os moçambicanos.