O Conselho Municipal da vila de Malema, em Nampula, define a manutenção de estradas, expansão da rede de abastecimento de água potável e energia eléctrica, como áreas prioritárias de desenvolvimento da autarquia.
Nelson Pedro, presidente daquela autarquia no interior de Nampula, fez esta revelação para os seus munícipes ontem, durante as cerimónias de celebração dos 63 anos de elevação à categoria de vila.
Pedro comprometeu-se perante a população, que tudo fará para a materialização do desiderato ao longo do seu mandato, que, neste momento, ainda está no primeiro ano de execução.
“Com o espírito de governação participativa, inclusiva, envolvente e sem discriminação dos munícipes na base de cor, raça, sexo, ideologia política, partidária ou religiosa, vamos alcançar os resultados desejados”, disse Pedro.
Na ocasião, o autarca deu a conhecer que ao longo dos primeiros seis meses do ano em curso, o conselho municipal construiu 4 aquedutos, nos bairros Mpeneca e Pedreira, reabilitou 38 furos de abastecimento de água, instalou 40 candeeiros de iluminação pública, melhorou a transitabilidade de 33 quilómetros de estrada e construiu 233 metros de valas de drenagem.
Aliás, a vila também se vangloria por ter adquirido e instalado três contentores para o deposito de resíduos sólidos, facto que contribuiu para a melhoria da recolha do lixo.
Todavia, reconheceu que as realizações acima mencionadas não são suficientes, por isso garantiu que vai continuar a envidar esforços, com vista a melhorar e a aproximar ainda mais os serviços básicos aos munícipes.
Na mensagem apresentada na ocasião, a Associação dos Amigos e Naturais de Malema, congratulou os gestores municipais, pelo melhoramento de algumas infraestruturas e vias de acesso, mas pediu para que seja feito muito mais, para aliviar o sofrimento dos munícipes. Falaram da crise de água, pois alguns munícipes têm recorrido aos rios que atravessam a vila, colocando em risco as suas próprias vidas, por contaminação de doenças diarreicas ou ataques de crocodilos.
