Vendedores informais aceleram degradação do meio ambiente

Vendedores informais aceleram degradação do meio ambiente

A falta de tratamento adequado do lixo por parte dos vendedores informais, produzido durante as suas actividades comerciais, está a deixar desassossegado o Conselho Autárquico da Cidade de Nampula.

A autarquia informa que, desde que os vendedores informais retornaram às ruas a revelia para exercer as suas actividades comerciais é notório nas ruas e avenidas a deposição desregrada do lixo.

Dados apurados junto da edilidade indicam que a situação é deveras preocupante, contudo, aquela entidade garante que existe um plano institucional visando devolver a ordem.

O edil da cidade de Nampula, Paulo Vahanle, reuniu recentemente com os representantes de várias organizações da sociedade civil para auscultá-los sobre a melhor via a ser usada para retirar os vendedores das ruas.

A sensibilização para a retirada voluntária dos locais, foi apontada como a melhor via, pese embora se mostre ineficiente, se tomar-se em conta que este método já foi testado em ocasiões anteriores.

 “Entendemos que os nossos munícipes estão a buscar o sustento para as suas famílias, mas, também, devem compreender que existem leis que devem ser observadas”-destacou Vahanle.

Apesar do problema da alegada falta de clientes nos mercados municipais da periferia, apresentado pelos vendedores, a edilidade entende que é ela onde aqueles devem desenvolver suas actividades de subsistência.