Está em construção, na comunidade de Nacata, no posto administrativo de Mutuali, distrito de Malema, província de Nampula, uma represa destinada à retenção de água para a irrigação dos campos agrícolas. A infraestrutura, segundo antevisão das autoridades, poderá impulsionar a produção agrária naquela região.
A obra, que apresenta 3,5 metros de largura por 42 de comprimento e capacidade para armazenar até 64 mil metros cúbicos de água — volume suficiente para irrigar cerca de 50 hectares de terra — está orçada em 4 milhões de meticais, financiados pelo Estado. Os dados foram partilhados pelo director da Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Lúrio, na Administração Regional Norte das Águas (ARA-Norte), Victorino Saiete.
Em declarações aos jornalistas, no âmbito da visita do secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, ao distrito de Malema, Saiete informou que a execução da obra já atingiu 98%.
“Falta apenas a remoção dos solos na área da bacia de inundação e a posterior canalização da água para a represa. O abastecimento será garantido por um rio que, embora periódico, é sustentável para assegurar a retenção de água”, explicou o responsável.
Por sua vez, o director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas de Malema, António Ipo, afirmou que a represa será de grande utilidade para o distrito, sublinhando que “uma agricultura de ponta não se faz sem água”.
Na comunidade de Nacata existem cerca de 200 hectares de terra, onde operam dois grandes produtores, para além de pequenos agricultores que, com o fornecimento de água da represa, poderão aumentar os níveis de produção.
o distrito de Malema dispõe de 24 cursos de água.