Nampula terá Praça do Metical ainda este ano

Nampula terá Praça do Metical ainda este ano

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula e o Banco de Moçambique assinaram, esta quinta-feira, um memorando de entendimento que estabelece as bases de cooperação para o arranque, ainda este ano, do processo de construção da Praça do Metical. O novo espaço será erguido no actual Jardim Parque, actualmente em estado de degradação.

De acordo com informações apuradas pelo nosso jornal, o projecto visa valorizar a identidade nacional, promover o convívio social e criar um espaço público moderno e multifuncional, com especial destaque para elementos que retratem a história e a importância do Metical, enquanto símbolo da soberania económica de Moçambique.

Após a assinatura do documento, o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Luís Giquira, sublinhou que a parceria com o Banco de Moçambique representa mais um passo firme na concretização da visão de transformar a urbe numa cidade de referência, através da requalificação de infra-estruturas e da criação de espaços de lazer e cultura para os munícipes.

“A construção da Praça do Metical significará uma lembrança para que as actuais gerações conheçam e preservem os símbolos da nossa história e da nossa identidade nacional, transmitindo-os às futuras gerações”, afirmou Giquira.

Por seu turno, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, enalteceu a iniciativa, destacando que a Praça do Metical será não apenas um espaço de celebração da moeda nacional, mas também um contributo para a preservação da memória colectiva e para o fortalecimento do orgulho patriótico.

“O acto que hoje testemunhamos simboliza um compromisso institucional e uma determinação partilhada de revitalizar o espaço urbano, integrando princípios de inclusão, sustentabilidade e resiliência perante os crescentes desafios da urbanização e das alterações climáticas”, concluiu Zandamela.