Um acidente de viação ocorrido na última segunda-feira, no posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale, em Nampula, provocou a morte de dez pessoas, deixando a província em estado de consternação.
A informação foi confirmada esta terça-feira pelo porta-voz da XVII Sessão do Conselho de Serviços de Representação do Estado, Graciano Francisco.
Francisco adiantou que uma equipa técnica já se encontra no local a avaliar as circunstâncias em que o sinistro ocorreu, devendo posteriormente elaborar um relatório detalhado.
“De facto, ocorreu um acidente em Rapale que provocou a morte de dez pessoas. Foi um acidente muito grave e, por essa razão, o Governo enviou uma equipa ao local, que está a trabalhar para apurar todos os detalhes sobre as circunstâncias do sinistro”, frisou.
O acidente reacende a preocupação com a crescente insegurança rodoviária na província, sobretudo no que diz respeito aos transportes semicolectivos de passageiros, que continuam a registar um elevado número de vítimas humanas e danos materiais.
“Os nossos automobilistas devem conduzir com prudência, sobretudo os que se dedicam ao transporte semicolectivo de passageiros. Devem verificar o estado mecânico das viaturas antes de se fazerem à estrada, assegurar que não há superlotação e evitar conduzir sob efeito de álcool”, apelou o porta-voz.
As autoridades reafirmaram o compromisso de reforçar as medidas de prevenção rodoviária e de garantir respostas rápidas em situações de emergência, ao mesmo tempo que trabalham para assegurar estabilidade económica e a melhoria dos serviços públicos.
Na ocasião, Francisco revelou ainda que a província está a registar uma subida dos preços de produtos de primeira necessidade, fenómeno influenciado pela escassez de alguns bens essenciais. No entanto, garantiu que o sector privado está a ser mobilizado para reforçar os seus stocks a partir de outras regiões, com vista à estabilização dos preços até ao final do ano.
