Chuvas deixam rastros de destruição em Nampula

Chuvas deixam rastros de destruição em Nampula

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), delegação de Nampula, informou que as chuvas intensas que se registam na província estão a deixar rastros de destruição na região.

Segundo o delegado provincial do INGD em Nampula, Alberto Armando, as chuvas destruíram, total e parcialmente, pelo menos 223 salas de aulas o que vai afectar mais de 22 mil alunos e 363 professores no presente ano escolar prestes a iniciar.

 Por outro lado, as intempéries destruíram, total e parcialmente, perto de 1600 habitações, afectando mais de 9600 pessoas, particularmente nos distritos do interior da província, onde as chuvas danificaram, também, algumas das importantes vias de acesso.

Como sempre, para as pessoas afectadas, o INGD garante estar a fazer algo com vista a prestar algum apoio necessários, contando com os parceiros de cooperação.

“Na área de infra-estruturas infelizmente, também, registamos a destruição de um total de sete unidades sanitárias, o que torna ainda mais preocupante, tendo em conta o período complicado da pandemia que vivemos”, lamentou Armando.

Segundo a fonte, para os casos das escolas e unidades sanitárias, as autoridades governamentais da província de Nampula já desencadearam trabalhos de reconstrução de algumas dessas infra-estruturas, nalguns casos contando com o envolvimento das comunidades locais.