Está em curso no distrito de Lalaua, em Nampula, um novo programa de melhoria da dieta alimentar das comunidades, que consiste essencialmente na criação e multiplicação intensiva de galinhas, gado caprino e produção de hortícolas, no âmbito do combate à desnutrição crónica.
Lalaua, um dos distritos que apesar de ser maior produtor de alimentos com alto teor nutritivo, apresenta elevados índices de desnutrição crónica, particularmente em crianças de 0 a 5 anos.
A administradora daquele distrito, Alzira Manhiça, disse que o programa abrange as comunidades onde esses índices são mais notórios, que primeiro receberam os animais para a sua multiplicação e posterior distribuição a elas próprias e outras comunidades de Lalaua.
“É um programa que as nossas comunidades estão a gostar, pois para além da melhoria da sua dieta alimentar, também contribui na geração da renda e isso ajuda na melhoria das suas condições vida”, observou.
Nesta primeira fase, o programa abrange as comunidades de Lalaua sede e Palaqua, e a perspectiva das autoridades administrativas é de expandir para outras zonas do distrito.
A província de Nampula, a mais populosa do país, é uma das principais produtoras de alimentos, mas regista um índice de desnutrição crónica.
O comportamento das comunidades em relação à alimentação é apontado como estando a contribuir para os elevados índices de desnutrição crónica, que se regista em crianças de zero a cinco anos de idade e em mulheres grávidas.