Nampula expande enfermarias de atendimento a tuberculose

Nampula expande enfermarias de atendimento a tuberculose

O Sector de Saúde da província de Nampula está empenhada no processo de edificação e expansão de enfermarias para atendimento específico de doentes de tuberculose.

Neste momento, segundo o director provincial de saúde de Nampula, Fernando Metano, está sendo projectada a construção de uma enfermaria de tuberculose no Centro de Saúde de Anchilo, enquanto decorrem as obras de uma enfermaria de género no Centro de Saúde de Muhala-Expansão, na cidade de Nampula.

Metano garantiu que foram criadas todas as condições necessárias para que a breve trecho iniciem as obras da infra-estrutura, com expectativa de se mudar a dinâmica do atendimento dos pacientes com tuberculose.

A fonte explicou que, a iniciativa surge em virtude de estar a assistir-se, nos últimos tempos, uma enorme procura de cuidados médicos por parte das doentes infectados pela doença.

Na cidade de Nampula, grande parte dos doentes de tuberculose são atendidos no Hospital Central de Nampula (HCN) e Hospital Geral de Marrere (HGM).

Segundo o sector da saúde, tuberculose é uma causa de significativa mortalidade na província de Nampula, devido a alta prevalência da infecção pelo HIV/SIDA e ao baixo nível de informação da população, facto que tem preocupado as entidades sanitárias pela sua propagação.

E porque muitos têm abandonado o tratamento, o sector de saúde em Nampula tem vindo a promover, com a participação das lideranças comunitárias, actividades de sensibilização sobre a necessidade da sua aderência.