Industriais queixam-se da má qualidade de energia eléctrica

Industriais queixam-se da má qualidade de energia eléctrica

Os representantes de algumas unidades industriais na cidade de Nampula queixaram-se ao governador da província, Manuel Rodrigues, da alegada fraca qualidade de energia eléctrica fornecida pela empresa pública, Eletricidade de Moçambique (EDM), situação que, segundo eles, está a afectar a produção e produtividade.

A queixa foi feita ontem, quarta-feira, durante a visita que o governante efectuou às algumas fábricas, com o objectivo de monitorar a capacidade de produção e disponibilização de diversos produtos alimentares.

 Júlio Mário, gerente da empresa Sociedade Industrial do Norte Limitada, vocacionada no processamento do grão do milho, disse que, por causa da má qualidade de energia, aquela unidade produz apenas 25 toneladas de farinha, contra 50 da sua real capacidade.

“Apesar de estarmos a trabalhar sem paragem, em dois turnos, produzimos muito abaixo da nossa capacidade instalada, isto devido, em grande parte, a oscilação de energia eléctrica, embora existam outros constrangimentos ”-disse Mário.

Rodrigues constatou, realmente, que para além das Covid-19, a fraca qualidade de energia eléctrica, estava a afectar os índices de produção, e prometeu trabalhar junto da empresa EDM, com vista a melhoria da qualidade de electricidade, porque só assim, a província pode incrementar os seus níveis de produção industrial e de empregabilidade.

“Vamos falar com a empresa EDM para ver o que podemos fazer para melhorar esta situação”-garantiu Rodrigues.