A queda irregular de chuvas, um fenómeno que se regista um pouco por todos os distritos da província de Nampula, poderá comprometer o alcance das metas planificadas para a presente campanha de produção de agrária.
O director provincial de Agricultura e Pescas, Ernesto Pacule, reconhece que em alguns distritos, as sementeiras referentes à primeira época estão praticamente perdidas, por não terem tido um crescimento necessário, devido ao intenso calor que ainda se faz sentir, resultantes da escassez de chuvas.
Para a presente campanha de produção agrícola, a província de Nampula planificou uma área total de 2.5 milhões de hectares de culturas diversas, para uma produção estimada em 11.3 milhões de toneladas, grande parte de cereais.
” Apesar de escassez de chuva, não podemos falar do incumprimento da meta global prevista. Ainda é prematuro falar sobre isso, porque não fizemos uma avaliação exaustiva da campanha ao nível da nossa província” explica Pacule.
Para minimizar os impactos de escassez das chuvas, o sector de agricultura tem estado a sensibilizar aos produtores, no sentido de procurarem formas de adquirir sementes para novas sementeiras, para além de incremento da produção de culturas resistentes ou tolerantes a seca, como é o caso da mandioca. Para além do problema da chuva, Nampula ressente-se do problema de pragas.