Os distritos de Meconta e Erati, em Nampula, com visíveis problemas de insegurança alimentar, acabam de receber ramas de batata-doce de polpa alaranjada, fornecidas pelo Conselho Executivo Provincial,
O Administrador do distrito de Meconta, Melchior Soca, explicou que as ramas serão lançadas nas áreas cuja sementeira secou por conta da falta de chuva.
O distrito de Meconta havia planificado lavrar 180 mil hectares para a produção de várias culturas alimentares e de rendimento, tendo sido semeados e as culturas resistido numa área de 171 mil hectares.
Segundo o administrador, as ramas ora entregues às algumas famílias naquele distrito, mais concretamente na localidade de Nipuro, no posto administrativo de Nacavala, vão fazer muita diferença.
Em Eráti, o Director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas, Miguel Massunda, classificou de revigorante o gesto de entrega de ramas de batata-doce de Polpa Alaranjada às comunidades que parcialmente perderam as suas culturas devido as chuvas irregulares.
“É um relançamento de esperança para os produtores que perderam as suas culturas. Com a chegada deste lote de ramas da batata, acreditamos que estaremos em condições de garantir a segurança alimentar e mais que isso, iremos fazer campos de multiplicação desta variedade ”-assegurou Massunda.
O representante dos camponeses do distrito de Eráti, Carlos Faizal, que, igualmente, beneficiou de ramas de batata-doce, mostrou-se satisfeito com relação ao gesto do governo.