Um total de 566 ex-trabalhadores da extinta empresa estatal de avicultura, Avícola EE, em Nampula, iniciaram ontem, terça-feira, a receber seus ordenados em atraso, salários, horas extras e indemnizações, volvidos trinta anos.
Este acto, que até mobilizou o Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola, coloca ponto final as revindicações daqueles antigos trabalhadores da Avícola EE, que iniciaram em 2006 e que só foram consideradas legítimas em 2018, altura em que o governo aceitou sentar a mesa de negociações com o grupo..
Dirigindo-se aos ex-trabalhadores, o director dos Serviços Provinciais das Actividades Económicas, em Nampula, Roberto Chissico, disse que o pagamento resulta de um levantamento levado a cabo pelo Ministério da Agricultura, que abrangeu um total de 15 empresas estadais ao nível do país com problemas de salários em atraso, horas extras e indeminizações.
“Dos 566 antigos trabalhadores da Avícola, apenas 74 tinham algum comprovativo de que foram funcionários daquela instituição. no entanto, nós ao nível da província, solicitamos a intervenção da procuradoria provincial, para ajudar-nos na solução do caso, tendo nos orientado que pagássemos a todos ”, explicou Chissico.
Pereira Travessa, representante dos ex-trabalhadores, congratulou ao governo, por ter respondido positivamente à reclamação deles.