Lideres comunitários envolvidos no registo de crianças

Lideres comunitários envolvidos no registo de crianças

 A Direcção Nacional de Registos e Notariado projecta envolver líderes comunitários da província de Nampula no processo de registo de crianças, para facilitar o processo no âmbito da iniciativa “Registo de Nascimento para Todos”.

 Para o efeito, aquela instituição e a Visão Mundial estão a levar a cabo, na cidade de Nampula, a formação de 12 conservadores distritais de registos e notariado, que serão responsáveis pela capacitação de 80 líderes comunitários dos distritos de Monapo, Nacarôa, Memba, Murrupula e Rapale, no domínio de procedimentos básicos para realização de um registo de nascimento, com recurso às plataformas eletrónicas, entre outras operações.

“Gostaríamos que os líderes comunitários dominassem as bases do registo civil, manejo do Sistema Electrónico e Estatísticas Vitais (e-RCEV), com recurso a telemóveis, para incremento dos índices de cobertura, que têm sido muito baixos”-explicou Mercy Chaledzera, em representação da Visão Mundial.

Durante a capacitação, os formandos serão igualmente envolvidos no esboço e partilha de planos de acção de consciencialização de pais e tutores de crianças, para adesão ao registo civil e de nascimento.

Segundo Chaledzera, a fraca adesão aos processos de registo, deve-se a fraca cobertura institucional, escassez de acesso a informação sobre a importância de registo, factores culturais, custo dos serviços, entre outros.

“Por isso, cabe a todos nós, neste fórum e em conjunto, partilhar experiências e encontrar soluções, de modo que os nossos compatriotas não atinjam a vida adulta sem estarem registados” -apelou Chaledzera aos conservadores distritais em formação.