O distrito de Nampula está a registar, neste momento, uma onda de desinformação sobre a eficácia da vacina contra a Covid-19, situação que as autoridades que superintendem o sector de saúde estão a procurar combater.
De acordo com o responsável do departamento de educação e comunicação, junto dos serviços distritais de saúde, mulher e acção social, Abílio Cutimba, a desinformação acontece numa altura em que a sociedade devia estar unida no combate à Covid-19, considerada uma das piores pandemias do século, cujos índices de infecção e letalidade são muito altas.
“Estamos preocupados com relação a desinformação e os mitos em volta da vacina contra o novo coronavírus, isso porque se as pessoas abrangidas pela vacinação não aderirem ao processo pode complicar a situação, sabido que já se fala da possibilidade de termos a terceira vaga da doença-destacou Cutimba.
Lamentou o facto de muitas pessoas não estarem a observar as medidas de prevenção de contagio da doença, nomeadamente: a lavagem das mãos com sabão ou cinza, uso de máscara de protecção facial, distanciamento físico, entre outras medidas de prevenção.
