Nada mudou. Tudo está na mesma. Por isso iniciamos perguntando, o Conselho Autárquico teria encerrado o Mercado do Peixe por quê? Afinal, a reabilitação foi “para Inglês Ver?”
Na semana passada, o Presidente do Conselho Autárquico de Nampula, Paulo Vahanle, anunciou “com pompa e circunstância” a abertura do mercado do Peixe, localizado no bairro de Belenense, que estava encerrado desde Agosto do ano passado.
Na conferência de imprensa, Vahanle teria garantido que o mercado está reabilitado e oferece condições para os vendedores exercerem as suas actividades com segurança e melhores condições de higiene e exposição do pescado, pois com a requalificação o mercado já não seria imundo como anteriormente.
Nós visitamos o mercado supostamente requalificado e reabilitado para oferecer melhores condições de exercício de negócio, mas as nossas lentes captaram imundície total. Nada mudou.
A edilidade apenas pavimentou uma das entradas do mercado e construiu uma valeta, colocando em terra a expectativa dos vendedores e munícipes que esperavam, durante esse tempo de reabilitação, algo mais moderno, por exemplo a construção de bancas para exposição do peixe.
O fotojornalista Areno fugão, que visitou o local, traz-nos a imagem real do mercado do peixe, depois da suposta reabilitação que levou quase um ano. Convidamos ao carro leitor a tirar suas próprias conclusões.