A Associação dos Transportadores Rodoviários de Nampula (ASTRA) está preocupada com a falta de fiscalização das medidas de prevenção da pandemia do novo coronavírus, nos terminais e paragens dos transportes semicolectivos de passageiros e postos de controlo de entrada e saída urbanos e interurbanos da capital provincial.
Sobre o assunto, o presidente daquela associação, Luís Vasconcelos, pediu a intervenção de quem de direito, para fazer face ao aumento galopante das infecções e mortes no país, causadas pela pandemia.
A fonte entende que, considerando que aqueles são locais de elevado risco de contágio da Covid-19, deveriam merecer, por parte das autoridades policiais, o reforço no acompanhamento e fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção da doença.
O presidente da ASRTA referiu que o incumprimento das medidas que atingiu níveis assustadores, pode estar a dever-se alegadamente com à corrupção que se instalou nos postos de controlo de trânsito.
“Nós já notificamos esta situação às entidades competentes. Aliás, tenho passado todos os dias por alguns postos de controlo, terminais e paragens dos transportes de passageiros, onde falo com colegas sobre a necessidade de fiscalização rigorosa de medidas preventivas, mas, infelizmente, ninguém faz nada para inverter o actual cenário de resistência no cumprimento dessas medidas”, lamentou.
Contudo, Luís Vasconcelos garantiu que aquela associação vai continuar a fazer acções de sensibilização naqueles locais, para que as pessoas tenham a consciência de que a doença existe e está a matar, e é preciso acatar as medidas de prevenção decretadas pelo governo, no âmbito do Estado de Emergência no país.
