O Gabinete de Combate à Corrupção, em Nampula, acaba de anunciar a detenção do ex-director dos Serviços Provinciais de Identificação Civil (DIC), indiciado de desvio de pouco mais de 2 milhões de Meticais, provenientes de taxas pagas pelos cidadãos, para emissão de bilhetes de identidades.
Segundo um comunicado daquela instituição de combate à corrupção, o desvio de fundos públicos decorreu no biénio 2019/2020.
O documento refere ainda que o caso, foi denunciado pela Direcção Nacional de Identificação Civil, ao verificar que durante aqueles anos, o detido não apresentou valores completos das receitas, resultantes do processo de cadastramento de pedidos de Bilhetes de Identidade.
Acrescenta ainda que, para sacar o dinheiro do Estado, o detido dirigia-se pessoalmente aos postos de identificação civil, a nível da cidade de Nampula e de outros distritos da província, onde solicitava a entrega de valores de receita, alegadamente, para posterior envio à Direcção Nacional de Identificação Civil.
Neste momento, decorrem diligências para apuramento de mais dados, com vista ao esclarecimento dos factos.
A detenção do indiciado foi em virtude de recear-se a fuga e perturbação da instrução do processo, uma vez haver informação de que o detido está em processo de desligamento.
Importa referir que, segundo o GPCCN, os factos acima consubstanciam a prática de forma consumada e continuada, dos crimes de abuso de cargo ou função, peculato e enriquecimento ilícito.
