A província de Nampula poderá reduzir os índices de sinistralidade rodoviária, mercê da introdução de boletim de viagem, ao longo dos postos de fiscalização e controlo de trânsito. Trata-se de um documento que deverá ser preenchido pelos automobilistas, nos postos de controlo, cujos dados poderão denunciar se houve ou não excesso de velocidade, por parte dos condutores, com destaque para os transportadores públicos de passageiros.
Para o efeito, uma comissão provincial, que integra o sector dos transportes e comunicações e outros sectores de actividade, está a trabalhar, com vista a implementação da iniciativa.
De acordo com o director do serviço provincial de infra- estruturas em Nampula, Gil Carvalho, a introdução do boletim de viagem vai ajudar na fiscalização e controlo de velocidade, por parte dos motoristas, durante o percurso.
“Se um condutor sai da cidade de Nampula às 5 horas e chega à Namialo às 5h30, facilmente se perceberá que ele acelerou muito a velocidade, colocando em risco a vida de passageiros, se for o transporte semicolectivo de passageiros”, explicou.
O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, que visitou recentemente a direcção provincial dos Transportes e Comunicações, instou ao sector a trabalhar para pôr fim os acidentes de viação, que além de ceifar vidas humanas, tem provocado danos materiais avultados.
Rodrigues enfatizou que a direcção provincial dos transportes e comunicações é crucial na produção de receitas, não só para o desenvolvimento de Nampula, como de todo o país.
“Porém, é preciso que fiquemos cientes de que não é com o registo sistemático de sinistros nas nossas rodovias que vamos produzir essas receitas de que precisamos, para o desenvolvimento que almejamos, pelo contrário, continuaremos a prejudicar o desenvolvimento “advertiu Rodrigues.
No primeiro semestre deste ano, 26 pessoas perderam a vida nas estradas da província, contra 56 de igual período do ano passado.