Reabilitação do Porto de Nacala: governo garante conclusão das obras no próximo ano

Reabilitação do Porto de Nacala: governo garante conclusão das obras no próximo ano

O governo moçambicano, através do Ministro dos transportes e comunicações, Janfar Abdulai, garantiu ontem, em Nampula, que a conclusão das obras de reabilitação, ampliação e modernização do Porto de Nacala, na província nortenha de Nampula, vai acontecer durante o segundo semestre do próximo ano.

O projecto, que iniciou em Outubro de 2018, é financiado pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) em mais de 270 milhões de dólares. Compreende duas fases I e II e tinha a duração inicial de 36 meses, prazo que não se cumpriu devido o seguimento do protocolo sanitário contra a Covid-19.

Abdulai precisou que, com a conclusão das obras, o porto de Nacala passa a ter capacidade de manusear 250 mil contentores/ano, contra 100 mil actuais.

Na ocasião, o governante referiu que, para materializar o objectivo estratégico de tornar os Corredores do país eficientes e competitivos, particularmente o Corredor de Nacala, o executivo está a trabalhar com o Banco Mundial no projecto de comércio e conectividade da África Austral.

Para o efeito, foram mobilizados cerca de 230 milhões dólares, sob forma de donativo, para obras de construção de estradas rurais, que conectam os corredores, bem como a criação de fronteiras de passagens única, entre outras acções.

Para o ministro dos transporte e comunicações, o progresso que o país tem vindo a assinalar, de retorno dos grandes projectos de exploração de gás na bacia do Rovuma, constam do leque de oportunidade para o desenvolvimento do território nacional.