O receio de não se beneficiar da segunda tranche do subsidio atribuído pelo governo às pessoas carenciadas, por conta da Covid-19, é apontado como sendo a razão que está por detrás das longas filas de pessoas, que procuram a todo custo receber a vacina contra aquela pandemia, na cidade de Nampula.
Segundo apuramos, trata-se de uma desinformação, cujo autor se desconhece e que faz com que o sector de saúde destaque pessoal suplementar, para dar vazão ao processo.
Os postos de vacinação situados no Jardim Parque Popular, Pavilhão dos Desportos, direcção provincial da saúde e Texmoque são alguns que têm estado a registar longas filas de pessoas, na sua maioria senhoras.
Maria dos Santos é exemplo disso. Segundo ela, a sua prima já foi exigida a apresentação do cartão da vacinação contra a Covid-19 para atendimento hospitalar.
“Eu acho que as pessoas têm medo de perder o subsídio ou não serem atendido nos hospitais, em caso de doença, e não porque acham que Covid-19 é perigos”-dise dos Santos.
Entretanto, o chefe do departamento de saúde pública, no Serviço Provincial de Saúde em Nampula, Geraldinho Avalinho, desmentiu que esteja a ser exigida a apresentação obrigatória de cartão de vacinação contra a Covid-19, para o acesso aos serviços de saúde e subsídio de alívio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.