Inaugurou-se ontem, na cidade de Nampula, Centro Cultural Universitário da Universidade Rovuma (UniRovuma), um espaço destinado a promover um valor adicional aos fazedores da cultura e artes de Nampula desta região da zona norte do país, em particular, e em Moçambique, no geral
Presidente da República, Filipe Nyusi, que inaugurou o empreendimento, sublinhou que aquela infra-estrutura concretiza a visão do governo bem interpretada pelos gestores da Universidade Rovuma de criar espaços apropriados para enaltecer a nossa riqueza cultural, interpretada de forma participativa do conhecimento.
Para Nyusi, foi uma boa iniciativa e louvável, por parte da UniRovuma, daí que exortou as outras instituições do ensino superior a seguirem o exemplo.
“Saudamos os grandes esforços feitos por parte dos intervenientes na transformação deste edifício, que estava em ruinas, um novo e importante centro cultura, que além de exaltar a nossa diversidade cultural, vai procurar responder os grandes desafios que o nosso país enfrenta na área da cultura e artes e não só, produzindo igualmente o conhecimento”, disse.
O Chefe do Estado destacou o facto de a cultura ser uma ferramenta estratégica para a promoção do desenvolvimento e preservação da história de um povo, ao mesmo tempo que fortalece a sua unidade na diversidade e estimula a inovação baseada no conhecimento comum.
Na ocasião, para além da inauguração do Centro Cultural, o presidente testemunhou a outorga de títulos honoríficos de Doutores Honoris Causa, a artista plástica Reinata Sadimba e o caricaturista Justino Cardoso, em reconhecimento da sua contribuição no desenvolvimento das artes moçambicanas.
Sobre esse reconhecimento, Filipe Nyusi disse que o mesmo é uma indicação de que os moçambicanos atribuem o grande valor aos fazedores das artes e cultura, e desta vez foram atribuídos aqueles títulos a dois gigantes moçambicanos na cultura.
“Estes títulos enaltecem os feitos os filhos da nossa terra no domínio das artes e cultura”, referiu.
O novo centro cultural universitário é de dimensão internacional, pois tem todas as condições necessárias para a realização de qualquer tipo de eventos, como reuniões, conferências nacionais e internacionais, debates, exposições de artes e cultura, lançamento de livros, entre outras.