O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, convidou ontem aos agentes económicos da província de Nampula a apostarem no desenvolvimento do distrito de Liúpo, como forma de dinamizar a economia local e atrair investimentos, entre eles a implantação de uma agência bancaria.
O distrito de Liúpo, único que neste momento não tem uma agência bancaria, ao nível da província de Nampula, é um ponto de convergência dos distritos da região sul, nomeadamente, Angoche, Mogincual, Meconta, Monapo e Mogovolas.
O Chefe do Estado fez estes pronunciamentos durante a cerimónia de inauguração do novo edifício do Banco de Moçambique (BM), na cidade de Nampula.
“Incentivamos as instituições financeiras a continuarem a expandir os serviços financeiros para os 23 distritos da província de Nampula, com destaque para o distrito de Liúpo, o único desprovido de serviços bancários até ao momento”, disse Nyusi.
Nyusi incentivou o sector privado não financeiro, a massificar as suas actividades naquela província, explorando as potencialidades existentes e contribuindo para a criação de postos de trabalho e fontes de rendimento para as famílias locais.
“Na província de Nampula há oportunidades para todo o tipo de actividade económica e há condições logísticas que permitem a redução de custos operacionais”, reiterou PR.
O estadista moçambicano reconheceu o papel do BM no desenvolvimento dos serviços de informação para o consumo público, facto que está a contribuir para aumento da literacia financeira e reduzir as assimetrias de informação entre a população e as instituições financeiras.
Trata-se de um contributo que se evidencia pelo alargamento de actores de debate sobre os diversos temas da política monetária, factor determinante para consolidar a democracia.
Neste contexto, afirmou que a expansão de serviços bancários ajudam a melhorar o ambiente de negócios e dinamizar a economia local, que é, igualmente, caracterizada pela presença do Corredor de Nacala, onde acontece a maior circulação da mercadoria da África oriental e dos países do hinterland.