Mais de 11 mil pessoas residentes na localidade de Saua-saua, no distrito de Nampula, passaram a consumir água potável, desde quarta-feira da semana em curso, com a inauguração e entrada em funcionamento de um furo de abastecimento de água naquela região.
O Governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, que inaugurou o referido furo disse que a infraestrutura vai melhorar a vida dos residentes daquela zona, principalmente as mulheres, pois percorriam longas distâncias para ter acesso à água.
“Hoje esse sofrimento passou para história, porque temos um furo de abastecimento de água aqui bem perto. Agora já podemos consumir água potável e limpa” disse Rodrigues.
O governante pediu a população local, maior conservação da infra-estrutura em causa e manter-se vigilante para evitar actos de vandalização.
“É com satisfação que estamos a ver aqui em Saua-saua que o desenvolvimento está a acontecer, porque ontem não tínhamos rede de telefonia móvel, mas hoje já é possível” disse Rodrigues.
Por sua vez, a população de Saua-saua, através de uma mensagem apresentada, agradeceu o esforço do governo na abertura do furo de água, pois antes era muito difícil ter acesso à água e percorríamos muita distância.
“Pedimos a construção da ponte sobre o rio Monapo, para facilitar a ligação e livre circulação das pessoas para Saua-saua, Muecate, Mecubúri, Nacarôa e Rapale. Em todas épocas chuvosas tem se registado mortes, porque as pessoas têm sido arrastadas pela corrente de água e devoradas por crocodilos” lamentaram.
Outra preocupação apresentada, na mesma ocasião, é a falta de maternidade no centro de saúde local para as mulheres grávidas realizarem partos.