A União Europeia – EU – é considerada como sendo o segundo maior destino das exportações que o nosso país faz para o exterior, conforme foi revelado na sexta-feira passada, na cidade da Ilha de Moçambique, em Nampula, durante o encontro de diálogo multissectorial sobre a economia, comércio e os investimentos entre Moçambique e a União Europeia.
Na ocasião, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, apontou que o peso da balança comercial entre Moçambique e a União Europeia está a ser fundamental nas trocas comerciais.
Moreno sublinhou que, nos últimos cinco anos, a União Europeia posicionou-se como o segundo principal destino das exportações e Moçambique encaixou um total de 7.6 mil milhões de dólares norte-americanos. .
A fonte disse que o debate realizado na Ilha de Moçambique abriu espaço para o fortalecimento da cooperação económica entre o nosso país e a União Europeia, com foco na integração económica no contexto do acordo de zona de comércio livre do continente africano, a facilitação do comércio, a promoção do investimento, a industrialização integrada, o ambiente de negócios, as reformas prioritárias, o que vai culminar com a implantação de mais projectos de desenvolvimento para Moçambique.
Por seu turno, o Embaixador da União Europeia, António Maggiore, informou que a sua organização vai continuar a canalizar os apoios para desenvolver diversas áreas de actividade de Moçambique, mas a prioridade vai para a questão da segurança no norte do país, uma situação que afecta as actividades políticas.
Aliás, Maggiore assegurou que todos os apoios visam ajudar a enfrentar os maiores desafios de Moçambique no que diz respeito a melhoria das condições de vida dos moçambicanos.