Um indivíduo, que aparenta ter pouco mais de 22 anos de idade, tido como curandeiro, encontra-se sob custódia policial, em Nampula, por ter violado sexualmente, uma menor de 13 anos de idade, na zona do Trim-Trim, no bairro de Mutauanha, no passado fim de semana.
A porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Rosa Chauque, referiu que, o suposto curandeiro, foi flagrado a manter cúpula com a menor, depois de ter sido contactado para prestar serviços medicinais à mãe da vítima, para facilmente poder vender o seu terreno.
Chauque disse que, depois da consumação do acto, a menor foi participar o infortúnio à mãe inclusive seus vizinhos, que imediatamente partiram para a violência física contra o indivíduo, situação que só foi amainada, mercê da intervenção policial, que seguidamente recolheu o indivíduo para às celas da 1ª esquadra, onde foi aberto um auto junto do ministério público, para a responsabilização do indivíduo.
Todavia, segundo a fonte, a vítima foi submetida aos exames médicos no Hospital Central de Nampula (HCN), para se apurar a veracidade dos factos, tendo sido constatado que houve violação sexual contra ela.
Entretanto, o suposto curandeiro refuta a acusação de ter violado a menor. Natural de Mogovolas, a sul da província de Nampula, o indivíduo acusa sua cliente de ter fabricado a acusação.
“Quando terminei o trabalho, apareceram alguns homens e arrancaram-me 10 mil meticais que eu havia cobrado, fui torturado, penso que a intenção dos indivíduos era de linchar-me”, disse.