Nampula livre da Conjuntivite Hemorrágica

Nampula livre da Conjuntivite Hemorrágica

O surto de conjuntivite hemorrágica, que no final do primeiro trimestre afectava uma em cada quatro pessoas na província de Nampula, está agora controlado.

De acordo com as autoridades provinciais, desde Abril, os centros de saúde dos 23 distritos de Nampula não registraram novos casos da doença.

Gerandino Avelinho, chefe do departamento de saúde pública em Nampula, explicou ao nosso jornal na manhã de ontem, quarta-feira, que esses resultados satisfatórios foram alcançados após estudos indicarem que a desinformação era uma das principais causas da propagação da doença.

O sector de saúde se desafiou a desenvolver acções em vários níveis, resultando na educação das populações sobre as formas de transmissão e prevenção da conjuntivite hemorrágica, que em menos de um mês afectou mais de mil pessoas em diferentes pontos desta província mais populosa do país.

“Percebemos que a evolução da conjuntivite hemorrágica na nossa província estava ligada à desinformação. Por isso, ao longo deste tempo, desenvolvemos palestras em diferentes distritos para contextualizar as populações sobre o que é a conjuntivite hemorrágica e quais são as formas de tratamento”, afirmou Avelinho.

Desde o início do surto de conjuntivite hemorrágica em Nampula, as autoridades de saúde registaram um total de mais de oito mil casos, com mais de 50 pacientes internados no Hospital Central de Nampula (HCN) devido à gravidade da doença.

Vale destacar que, devido à automedicação e à desinformação sobre o diagnóstico, oito pessoas ficaram cegas.