O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, esclareceu, na última quinta-feira, que o programa “Agora Emprega”, implementado por esta instituição, é gerido pela empresa KPMG, contratada pelo governo para fornecer assistência técnica e gerir os procedimentos de selecção, desde a fase de finalista até a entrega de cheques aos jovens beneficiários.
A declaração de Petersburgo responde às reações e reclamações sobre a notícia publicada pelo nosso jornal no início de Junho, que relatava a desqualificação de projectos de negócio de um grupo de cinco jovens da província de Nampula na última fase, antes da assinatura do pré-acordo para a concessão dos cheques.
O governante explicou que os jovens desqualificados receberam formação e devem valorizar o aprendizado adquirido no âmbito do programa “Agora Emprega”.
“O programa não é gerido pelo governo nem pela Secretaria de Estado. O Instituto da Juventude trabalha directamente com os beneficiários. Os nossos programas são reais e têm beneficiários de verdade”, – afirmou Petersburgo.
Ele revelou que, na província de Nampula, pelo menos 51 jovens venceram e concorreram aos fundos de projectos de negócio do programa. “Os finalistas foram anunciados e, nessa fase, precisaram submeter determinados documentos,”- explicou o governante.
Para os casos de queixas ou reclamações de jovens que se sintam injustiçados, Petersburgo informou sobre a existência de um site criado para esse propósito.
“Em qualquer concurso, há vencedores e perdedores, e entendemos que alguns não ficarão satisfeitos. Nosso desejo é que todos pudessem ganhar,” disse a fonte, acrescentando que os jovens sabiam que alguns sairiam vitoriosos e outros não ao participar do programa.