O candidato do partido Frelimo à Presidência da República nas eleições de 9 de Outubro próximo, Daniel Chapo, prometeu acabar com o terrorismo que tem assolado algumas regiões da província de Cabo Delgado.
Chapo fez essas declarações durante um encontro com a população, após a sua chegada à cidade de Nampula, enfatizando que a paz é fundamental para todas as actividades.
“Queremos reafirmar o onosso compromisso de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para pôr fim ao terrorismo em Cabo Delgado, pois este mal está a ameaçar a nossa integridade territorial. Muitas famílias que dependiam da agricultura e pesca já não podem mais trabalhar nas suas terras, o que é preocupante para nós”, revelou o candidato.
Ele lembrou os esforços passados do seu partido para resolver os conflitos, como o conflito político-militar na zona central do país. “o nosso partido fez todo o possível para resolver as disputas. Chamamos a Renamo para negociações e conseguimos alcançar a paz. Devemos usar o diálogo para resolver os nossos problemas”, sugeriu Chapo.
Além disso, Chapo destacou a necessidade de expandir os serviços básicos para a população, como estradas, saúde, educação e infraestrutura, destacando essas áreas como prioridades para o seu governo.
Quanto à empregabilidade juvenil, o candidato da Frelimo, que também é secretário interino do partido, prometeu fortalecer o empreendedorismo através de iniciativas juvenis para combater o desemprego no país.