O governo do distrito de Nacala, em Nampula, desafiou ontem os agentes de educação cívica eleitoral a aprimorarem os métodos de persuasão da população eleitoral activa, a participar de forma massiva nas eleições gerais de 9 de Outubro próximo, facto que poderá reduzir os índices de abstenções que caracterizaram os processos anteriores.
O repto foi lançado pela directora dos Serviços de Saúde, Mulher e Acção Social de Nacala, Janete Chau, que falava em representação da administradora do distrito, durante a cerimónia oficial de lançamento da campanha de educação cívica do eleitorado.
Nacala conta com 26 agentes de educação cívica que têm a tarefa de levar a mensagem de sensibilização sobre a importância de votar, para um universo de 193.795 cidadãos inscritos pelos órgãos eleitorais, nos 41 bairros daquele distrito, segundo o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) local, Zacarias Amade.
De acordo com Amade, os 26 agentes de educação cívica são suficientes, para levar avante o trabalho. Chamou a atenção aos agentes, para a necessidade de trabalharem com vontade, dedicação e determinação.
O presidente da Comissão Distrital de Eleições de Nacala, Gaspar Luante, indicou que o início da campanha de educação cívica representa a segunda fase dos preparativos para as eleições de 9 de Outubro. Luante referiu que os cidadãos aguardam com ansiedade a chegada do dia da votação, para que possam escolher o Presidente da República, os deputados da Assembleia da República, membros das assembleias provinciais, bem como os governadores.