Nacala adquire duas viaturas para impulsionar a recolha de lixo

Nacala adquire duas viaturas para impulsionar a recolha de lixo

O Conselho Autárquico de Nacala, na província de Nampula, investiu mais de dez milhões de meticais na aquisição de duas novas viaturas para a recolha de lixo, uma medida que se espera dinamize o processo de limpeza e saneamento da cidade.

As novas viaturas foram apresentadas pelo autarca Faruk Momade Nuro durante a cerimónia oficial de celebração dos 53 anos de elevação de Nacala à categoria de cidade. Na ocasião, o edil recordou os desafios enfrentados logo após a sua posse, como o acúmulo de lixo nas ruas e a escassez de meios, uma vez que a edilidade contava com apenas duas viaturas para a recolha de resíduos.

Para enfrentar essa situação, foi introduzido um segundo turno de recolha de resíduos, medida que, com o apoio do empresariado local e dos técnicos do município, trouxe melhorias significativas.

Entre as realizações desde a posse de Nuro, em Fevereiro, destacam-se a remoção de lixo e areia acumulada devido às chuvas, a reabilitação de fontanários em Muanona e a revitalização da Praça dos Heróis.

O edil também investiu no melhoramento de estradas, incluindo o nivelamento de cerca de dez quilómetros, a construção de 1,5 quilómetros de valas de drenagem na Avenida Samora Machel e aquedutos em Muzuane. Além disso, o Conselho Municipal estabeleceu parcerias com a empresa Cimentos de Moçambique para melhorar as vias de acesso, incluindo 15 quilómetros da estrada que dá acesso ao bairro de Quissimajulo, a construção de uma ponte sobre o rio Mucuaipa e uma estrada de betão de 1,3 quilómetros ligando Mucuaipa, Ribáuè e Maiaia.

Nuro também enfrentou a situação de dívidas com funcionários e fornecedores de bens e serviços, mas a melhoria na gestão de receitas permitiu a regularização dos salários e a aquisição de materiais para deficientes, material escolar e insumos agrícolas.

O município conseguiu ainda realizar um campeonato municipal para jovens de 41 bairros e suportar a logística dos clubes locais Ferroviário e Desportivo.

A administradora do distrito de Nacala, Etelvina Rita Fevereiro, elogiou o trabalho da equipa de Nuro e destacou o programa municipal de recolha de lixo “Tatááá lixo” como uma marca importante para a sensibilização sobre a necessidade de manter a cidade limpa e organizada.

Fevereiro também ressaltou que o programa de criação de oportunidades para o desenvolvimento sócio-económico está a ganhar confiança dos munícipes e a impulsionar a economia local através da criação de micro-estabelecimentos comerciais.