Eduardo Mariamo Abdula, conhecido como Tio Salimo, é o próximo governador da província de Nampula, a mais populosa do país, com mais de sete milhões de habitantes, de acordo com os resultados divulgados ontem pela Comissão Nacional de Eleições.
A Frelimo, da qual Tio Salimo é cabeça de lista, arrecadou 76 dos 103 assentos da Assembleia Provincial de Nampula. A segunda posição é ocupada pelo partido PODEMOS, com 18 assentos, enquanto a Renamo ficou com 8 lugares e o MDM terá apenas um membro.
Nestas que são as quartas eleições das Assembleias Provinciais, os resultados são históricos, pois a Frelimo apresenta-se quase com a maioria absoluta.
Eduardo Abdula vai substituir Manuel Rodrigues, que nos últimos cinco anos (2019-2024) governou esta província do norte de Moçambique, que possui 23 distritos e oito municípios, com uma área de 81.606 quilómetros quadrados.
Com 64 anos de idade, nasceu em Nampula. Eduardo Abdula é casado com Nazira Abdula (antiga ministra da Saúde) e pai de seis filhos. Formado em Gestão de Desenvolvimento do Turismo na Austrália e em Trabalho Social e Desenvolvimento Comunitário no Zimbabwe, é proprietário, gestor e administrador de várias empresas do sector privado.
Já assumiu vários cargos ao nível do partido Frelimo, entre os quais os mais recentes são o de chefe adjunto da brigada central nas províncias de Tete, Nampula e Zambézia.