Um total de quatro pessoas perderam a vida devido ao desabamento de uma parede, na sequência do ciclone Jude, que afecta as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. Dados preliminares indicam que há feridos, mas as autoridades estão a trabalhar para determinar o número exacto de afetados.
A cidade portuária de Nacala, em Nampula, viveu, desde a madrugada de domingo até ao momento, um ambiente de intranquilidade devido à queda de chuva e ventos fortes causados pela passagem do ciclone Jude.
Na verdade, esperava-se que o fenómeno fosse uma simples tempestade tropical, mas evoluiu para um ciclone, sendo denominado Jude. Até ao fecho desta edição, os dados preliminares indicavam a morte de quatro pessoas devido ao desabamento de paredes de casas.
Também havia a indicação de pessoas feridas, mas os números ainda precisavam de confirmação através de um levantamento nas comunidades, um trabalho que continua a ser realizado. O Conselho Autárquico de Nacala, de acordo com o edil Faruk Momade Nuro, está a trabalhar para dar uma resposta às necessidades dos munícipes.
O autarca reconheceu que os danos provocados pela chuva e pelos ventos fortes são significativos e que é necessário continuar a apurar os dados reais para implementar uma acção concreta.
“A situação, neste momento, é crítica. Há crateras abertas devido à erosão do solo, e os residentes de alguns edifícios estão em risco de terem as suas casas danificadas pelo desabamento. Nos bairros, há cidadãos feridos, que estão a receber cuidados médicos nas unidades de saúde locais. Isto mostra que a situação é grave”, afirmou.
Para Faruk Nuro, há famílias desalojadas, algumas das quais estão a ser acolhidas de forma provisória na EPC de Só Caju e na Escola Secundária de 25 de Setembro, localizada no bairro de Ontupaia.
Entretanto, a nossa fonte apela aos habitantes de Nacala que permaneçam abrigados em locais seguros, procurem abrigo em casas de familiares e tomem medidas de emergência, como reforçar a cobertura das residências e criar barreiras de sacos com areia.