Ciclone JUDE destrói 12 escolas em Nacala-Porto

Ciclone JUDE destrói 12 escolas em Nacala-Porto

Dados partilhados ontem, durante a reunião do Comité de Operações de Emergência (COE), realizada em Nacala-Porto, província de Nampula, indicam que 12 escolas foram destruídas pela tempestade tropical “JUDE”, que fustiga aquela região desde o dia 9 do mês em curso.

De acordo com a administradora do distrito, Etelvina Fevereiro, a destruição das escolas afectou cerca de 7 mil alunos e 116 professores.

Na ocasião, a administradora do distrito de Nacala-Porto disse que, naquele ponto da província de Nampula, pelo menos 4 postos de saúde, nomeadamente os de Mahelene, Ontupaia, Murrupelane e Urbano, foram parcialmente destruídos.

O COE não partilhou os números preliminares das pessoas afectadas, mas dados na posse do nosso jornal indicam que, até a última segunda-feira, mais de 5.000 pessoas ficaram sem abrigo naquela região.
Segundo foi dado a conhecer, ainda decorre o processo de colecta de dados; porém, dentro dos próximos dias, iniciará o processo de disponibilização dos apoios, para minorar a situação dos afectados.

Ainda no distrito de Nacala-Porto, uma parte do muro de vedação e a tribuna do recinto desportivo do campo da Bela Vista foram igualmente afectadas pelo “JUDE”, segundo dados avançados pelo vice-presidente do Clube, Emílio Ussene.

Por conta disso, o uso do recinto para acolher jogos estará condicionado nos próximos dias e, segundo as projecções, serão necessários pouco mais de 700 mil meticais para a reconstrução do muro de vedação e reabilitação da tribuna.