O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, reconheceu esta quarta-feira, no distrito de Angoche, província de Nampula, que persistem ainda grandes desafios na resposta à procura crescente por emprego formal, sobretudo por parte da juventude.
Falando momentos após a inauguração do Centro de Emprego de Angoche, Manasse sublinhou que o Governo, em coordenação com parceiros, tem apostado na criação de centros de emprego e na promoção do empreendedorismo como forma de impulsionar a empregabilidade dos jovens.
De acordo com o governante, o novo centro vai facilitar a adaptação dos jovens às dinâmicas do mercado de trabalho, oferecendo serviços gratuitos nas áreas do emprego e autoemprego.
“Estamos a dinamizar os estágios pré-profissionais, permitindo a inserção de jovens em ambientes reais de trabalho, o que lhes proporciona experiências básicas e contribui para a sua integração no mercado. Só nos últimos tempos, conseguimos enquadrar cerca de 50 mil recém-formados em mais de 500 empresas privadas. Estamos igualmente a promover o empreendedorismo”, afirmou Manasse.
O ministro revelou ainda que estão em construção mais dois centros de emprego nas províncias de Maputo e da Zambézia, reforçando a rede nacional de apoio à inserção laboral dos jovens.
“Estes centros têm sido também plataformas importantes para a promoção da equidade de género, incentivando a participação activa das mulheres em diversos sectores de actividade. Pretendemos garantir que tenham acesso a orientação e oportunidades que as tornem mais competitivas e preparadas para liderar processos de mudança”, acrescentou.
Por sua vez, Alberto Dangarlene, representante do Director da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento — entidade parceira na implementação do projecto — informou que o Governo italiano disponibilizou cerca de 800 mil euros para apoiar a formação dos técnicos afectos aos três centros de emprego.
Segundo Dangarlene, a iniciativa poderá beneficiar, em termos de empregabilidade, mais de 27 mil jovens provenientes do subsistema do ensino técnico-profissional.