Vendedeiras abandonam refeitório municipal de Nampula

Vendedeiras abandonam refeitório municipal de Nampula

A maioria das mulheres que se dedicavam à venda de refeições no refeitório municipal localizado no interior do Mercado Central da cidade de Nampula abandonou o local, na sequência de desentendimentos com o actual gestor do espaço.

Segundo apurou o Wamphula-Fax, as vendedeiras, que exercem a sua actividade no primeiro andar do edifício, foram impedidas de continuar a trabalhar naquele piso, sob alegação de fraca afluência de clientes.

O refeitório em questão foi construído em 2016 com o propósito de acolher as mulheres que se dedicam à venda de refeições, contribuindo para a geração de rendimento e promoção da economia informal.

De acordo com o que constatou a nossa reportagem, apenas três vendedeiras continuam actualmente em actividade, agora no rés-do-chão do edifício, conforme orientação do gestor da infraestrutura. A capacidade inicial do espaço era para cerca de 100 comerciantes.

Outro dos motivos apontados para o abandono do espaço foi a falta de higiene, associada à inexistência de serviços regulares de remoção de lixo. As mulheres apelaram à intervenção das autoridades municipais, no sentido de se encontrarem soluções para a situação.

Entretanto, contactado para reagir ao assunto, o chefe do mercado limitou-se a dizer que não tinha autorização da direcção para prestar declarações.

Na quarta-feira, o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, reuniu-se nas imediações do Mercado Central com representantes do sector empresarial e económico local, com o objectivo de auscultar as suas preocupações.

Entre as questões levantadas constam a necessidade de reforçar os serviços de limpeza e remoção de resíduos sólidos, reorganizar os passeios para garantir melhor circulação de pessoas e mercadorias, e implementar estratégias eficazes para a retirada dos vendedores informais que actualmente ocupam os espaços públicos de forma desordenada, em desrespeito ao Código de Postura Municipal.

Na altura, Luís Giquira reconheceu os desafios enfrentados pelo sector e garantiu que o executivo municipal irá intensificar os esforços para reestruturar e devolver o brilho e a boa imagem à cidade de Nampula.