Edil de Nacala incentiva participação para o desenvolvimento local

Edil de Nacala incentiva participação para o desenvolvimento local

O presidente do Conselho Autárquico de Nacala-Porto, Faruk Nuro, manifestou a sua abertura para ouvir as sugestões dos membros das comunidades locais, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da cidade.

Nuro fez esta declaração durante uma recente visita ao bairro de Nauaia, onde se reuniu com os residentes para promover a governação participativa.

O autarca destacou que ele e a sua equipa de vereadores não têm a capacidade de implementar todas as acções de melhoria das condições de vida dos cidadãos sem a colaboração da comunidade.

Nuro enfatizou a importância de ouvir a opinião dos munícipes na definição das prioridades. Por exemplo, ele citou a possibilidade de que a edilidade possa planear a construção de um sistema de abastecimento de água para Nauaia, enquanto a população local poderia preferir uma escola ou uma estrada. Da mesma forma, o executivo municipal pode ter projectos em mente, como a reabilitação de uma estrada que leva a uma unidade de saúde, mas que pode não ser a prioridade dos residentes.

O edil também destacou que a resolução dos desafios de Nacala será gradual, devido à limitação de recursos financeiros, o que exigirá paciência por parte da população. Ele sublinhou a importância da contribuição dos cidadãos através do pagamento de impostos e taxas municipais, pois essas receitas são essenciais para a implementação de projectos de desenvolvimento.

Refira-se que Nacala-porto carece de uma intervenção para a eliminação do fenómeno da erosão de solos, um problema que afecta todas as unidades residenciais. Contudo, foi repetido, várias vezes, que a edilidade não tem a capacidade de financiar o projecto de construção de uma represa sobre a bacia de Mocone.