Leite materno é a primeira vacina do bebé, defende esposa do governador de Nampula

Leite materno é a primeira vacina do bebé, defende esposa do governador de Nampula

A esposa do governador da província de Nampula, Nazira Abdula, médica de profissão, defendeu ontem que o aleitamento materno constitui a primeira vacina de imunização dos bebés contra diversas doenças, além de representar uma fonte segura de nutrientes essenciais para um crescimento saudável.

A declaração foi proferida no posto administrativo de Anchilo, no distrito de Nampula, durante o lançamento da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Na ocasião, Nazira Abdula sublinhou que este processo é um verdadeiro gesto de amor, protecção e ligação entre a mãe e o seu filho.

“A amamentação exclusiva até aos seis meses de idade, além de proteger a criança contra doenças, contribui significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo. Este processo fortalece ainda o vínculo entre a mãe e o recém-nascido, sendo uma das intervenções mais sensíveis, económicas e eficazes para prevenir a mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade”, explicou.

Apesar dos progressos alcançados na promoção do aleitamento materno, a médica reconheceu que a província continua a enfrentar o desafio da desinformação, agravado por certos mitos culturais que, segundo ela, devem ser ultrapassados.

“Alguns mitos culturais podem ser positivos, mas outros precisam de ser abandonados”, frisou Nazira Abdula, apelando a uma maior sensibilização das comunidades para garantir uma prática segura e consciente do aleitamento materno.